- Aplicar corretamente uma metodologia de gestão de projetos é um bom começo.
- Mas o Gerente de Projetos não pode se ater apenas a acompanhar cronogramas e orçamentos.
- Ele precisa ser capaz de construir e liderar equipes, negociar, administrar conflitos e comunicar com clareza e eficácia.
Baseado na análise de um caso verídico destaca a importância do lado humano em projetos e os riscos inerentes de sua má gestão.
Oferece ao participante as orientações necessárias para analisar e interpretar, de forma estruturada, os aspectos humanos individuais e coletivos inseridos numa dinâmica de implantação de um projeto.
Incetiva o participante a identificar e exercer seu papel, reponsabilidades e atitudes para não apenas gerenciar os aspectos técnicos e práticos como também liderar sua equipe e os aspectos humanos de um projeto.
Oferece uma visão integrada da metodologia de gestão de projetos e de liderança em projetos, usando como framework de gestão de projetos o PMBok do Project Management Institute e/ou a metodologia em uso pela organização ou área específica da organização.
O programa foi concebido em um modelo didático em que se discute momento a momento (ou cena a cena) as considerações essenciais dos desafios da gestão dos aspectos técnicos dos projetos e da liderança de seus aspectos humanos.
- O Cliente: entendo suas expectativas e as do sponsor
- O Gerente de Projetos: assumindo a posição de líder não apenas de Gerente do Projeto
- A Equipe: desenvolvendo a equipe do projeto no projeto.
- Stakeholders: entendendo o contexto social do projeto.
- Percepções e resistências: mapeando e administrando.
- Comunicação: falando a língua dos usuários.
- Crises e conflitos: como lidar e como não lidar com eles.
- Reconhecimento X celebração
- O lado humano: onde tudo pode dar certo e tudo pode dar errado em um projeto.